Esse dia oferece uma oportunidade para promover a conscientização sobre questões relativas às famílias e para aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam os vínculos familiares.
Na sua Resolução, a ONU também observou que as medidas ligadas ao tema da família, as quais foram baseadas nos resultados de grandes conferências das Nações Unidas da década de 1990 e nos seus processos de acompanhamento, continuam a orientar as políticas e os programas para fortalecer a família como parte fundamental para gerar desenvolvimento.
Nesse ano a ONU destaca pontos relevantes para serem lembrados, como o gerenciamento da urbanização das cidades de forma a beneficiar as famílias e para aumentar o bem-estar de todos que vivem em áreas urbanas, bem como o aumento das famílias com direito à licença maternidade.
A CIAF destaca a relevância do Dia Internacional da Família, oportunidade em que lembramos a importância de fomentar a proteção e do principal núcleo de desenvolvimento humano e social. A CIAF, por intermédio de seus programas, promove ações de estreitamento e fortalecimento de laços familiares e cumprimenta a todos que se dedicam a essa causa tão importante.
Texto por Dr Walter Rossigali